SIMULAÇÃO APLICADA À LOGÍSTICA


Falando sobre custos operacionais, geralmente, o custo operacional é composto de três itens:

I - Materiais diretos: é exemplo matéria-prima gasta diretamente para fabricar o item;

II - Trabalho: é exemplo o custo com salários da mão-de-obra direta;

III - Sobretaxa: é exemplo os consumíveis (material usado para alimentar máquinas, ferramentas e processo para que as mesmas produzam com qualidade).

É correto o que se afirma em:


I e III


II e III


I e II


Apenas III


I, II, III

Com relação ao processo de amostragem em si, principalmente aos conceitos essenciais, analise as duas asserções a seguir:

Esse fato de ser uma amostra que representa o universo deve ser levado ao pé da letra. Se a amostra não representar o universo em que ela está inserida você terá uma amostra viciada, irreal, inexata e não representativa do universo ao qual você deseja modelar.

OU SEJA,

antes de mais nada é preciso ter muito cuidado não somente sobre o tamanho da amostra mas também, adicionalmente, cuidado com as informações repassadas aos setores competentes e com quem as coletará no campo, pois é preciso que as pessoas que farão a coleta sejam oriundas do setor de controle de qualidade da empresa, impreterivelmente.

A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa de forma correta a I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não complementa de forma correta a I.


As asserções I e II são proposições falsas.

É preciso que todos os envolvidos compreendam com facilidade os objetivos da coleta. Após tudo estar compreendido e claro a todos, é feita a identificação da população onde ocorrerá a amostragem.

As seguintes ações são necessárias:

I - Levantar todos os dados necessários e as variáveis não controladas, e elucidar o nível de precisão almejado;

II - Escolher a melhor estratégia de coleta de dados para cada caso específico (se observação, questionário, entrevista, etc);

III - Escolher o método de amostragem e escolher a amostra, definindo se será utilizada amostra probabilística ou não probabilística;

IV - Identificar claramente e nomear os funcionários que deverão construir os dados de forma assertiva e os encaminhar ao setor competente;

V - Organizar e preparar o material para a coleta em campo;

VI - Estudar os dados coletados, escolhendo como eles serão segregados e tratados para que a tomada de decisão seja a mais assertiva possível.

É correto o que se afirma em:


I, II, IV, V, VI.


II, III, IV, V, VI.


I, II, III, V, VI.


I, III, IV, V.


II, IV, V, VI.

Alguns autores tem maneiras diferentes de enxergar os passos para desenvolvimento e criação de um projeto de simulação. Por exemplo, Zhu et al (2014) prefere lançar mão de sete etapas para estruturar um modelo de simulação, a saber:

I - Identificação do sistema e definição das metas;

II - Coleta de dados inicial;

III - Criação do modelo conceitual do sistema;

IV - Criação do modelo de simulação computacional;

V - Validação do modelo criado;

VI - Simulação do modelo criado e validado;

VII - Análise dos resultados do modelo simulado.

É correto o que se afirma em:


I, III, V, VI, VII.


I, III, IV, V, VI, VII.


II, III, IV, V, VI, VII.


I, II, III, IV, V, VI, VII.


II, III, V, VI, VII.

Em uma mineração verificou-se que o tempo médio de permanência no sistema (TS) dos caminhões junto às carregadeiras é de 3 minutos e que, em média, existem 6 caminhões (NS) no setor. Veja o esquema na figura abaixo.

Qual a taxa de chegada de caminhões?


1 chegada/minuto


0,5 chegadas/minuto


1,5 chegadas/minuto


2 chegadas/minuto


2,5 chegadas/minuto

Duas empresas que comercializam automóveis de luxo em Belo Horizonte, a Phoenix e a Ômega, estão fazendo uma análise de parceria conjunta para impulsionar as vendas de carros de luxo através de esclarecimentos da população de classe média alta. Elas acordaram que trabalharão a priori 2 estratégias: lançar mídia de esclarecimento na TV em horário nobre, ou fazer uma campanha de abordagem e demonstração pessoal no maior shopping de Belo Horizonte. Dependendo do desempenho dos anúncios, cada empresa pode ganhar uma porção do mercado da outra empresa, apesar de ser um trabalho desenvolvido na forma de parceria (o intuito da parceria é unir esforços e know-how, mas as duas empresas estão cientes que ao final, dependendo da estratégia adotada, uma empresa pode ganhar mais mercado que a outra). A matriz de payoff abaixo resume a porcentagem de mercado ganho ou perdido pela empresa Phoenix.                                                       


Resolva o problema e a matriz e assinale a alternativa que traz a melhor resposta para o jogo:


a estratégia escolhida pela empresa Phoenix deve ser campanha no shopping, gerando um payoff de 3% pra ela. A estratégia escolhida pela empresa Ômega deve ser campanha na TV, o que gerará o menor payoff (menor perda) para a mesma, 3% também, ou seja, formando assim ponto de sela (quando valor do melhor payoff é igual ao valor do maxmin e do minimax).


a estratégia escolhida pela empresa Phoenix deve ser campanha no shopping, gerando um payoff de 3% pra ela. A mesma estratégia sendo escolhida pela empresa Ômega gerará o menor payoff (menor perda) para a mesma, 6%, ou seja, formando assim ponto de sela (quando valor do melhor payoff é igual ao valor do maxmin e do minimax).


a estratégia escolhida pela empresa Phoenix deve ser campanha no shopping, gerando um payoff de 3% pra ela. A mesma estratégia sendo escolhida pela empresa Ômega gerará o menor payoff (menor perda) para a mesma, 3% também, o que não forma ponto de sela (quando valor do melhor payoff é igual ao valor do maxmin e do minimax).


a estratégia escolhida pela empresa Phoenix deve ser campanha no shopping, gerando um payoff de 6% pra ela. A mesma estratégia sendo escolhida pela empresa Ômega gerará o menor payoff (menor perda) para a mesma, 3% também, ou seja, formando assim ponto de sela (quando valor do melhor payoff é igual ao valor do maxmin e do minimax).


a estratégia escolhida pela empresa Phoenix deve ser campanha no shopping, gerando um payoff de 3% pra ela. A mesma estratégia sendo escolhida pela empresa Ômega gerará o menor payoff (menor perda) para a mesma, 3% também, ou seja, formando assim ponto de sela (quando valor do melhor payoff é igual ao valor do maxmin e do minimax).

Em breve, dois políticos começarão suas campanhas um contra o outro na disputa por determinado cargo político. Cada um deles tem de escolher a questão principal que enfatizará como tema da campanha. Cada um deles tem três questões vantajosas para escolher, mas a eficiência relativa de cada um depende do assunto escolhido pelo oponente. Em particular, o aumento estimado em termos de votos para o político 1 (expresso na forma de porcentagem dos votos totais) resultante de cada combinação de temas é como se segue na tabela de payoff abaixo. Entretanto, por causa da carga de trabalho considerável da equipe para pesquisar e formular o tema escolhido, cada político tem de fazer sua escolha antes de saber da escolha do oponente.


Que tema o político 1 deve escolher? Resolva o problema e a matriz e assinale a alternativa que traz a melhor resposta para o jogo:


a estratégia escolhida pelo político 1 deve ser a 2, oferecendo o maior payoff (0) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 2 o político 1 não perde nada. Do ponto de vista do político 2, a melhor estratégia seria a 2 também, por representar o menor ganho para o político 1, e consequentemente a menor perda para ele. Existe estratégia dominante e ponto de sela (estratégia 2).


a estratégia escolhida pelo político 1 deve ser a 2, oferecendo o maior payoff (0) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 2 o político 1 não perde nada. Do ponto de vista do político 2, a melhor estratégia seria a 2 também, por representar o menor ganho para o político 1, e consequentemente a menor perda para ele. Não existe estratégia dominante e ponto de sela.


a estratégia escolhida pelo político 1 deve ser a 3, oferecendo o menor payoff (-5) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 3 o político 1 perde somente 5. Do ponto de vista do político 2, a melhor estratégia seria a 1, por representar o maior ganho para o político 1, e consequentemente a menor perda para ele. Não existe estratégia dominante e ponto de sela.


a estratégia escolhida pelo político 1 deve ser a 3, oferecendo o menor payoff (-5) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 3 o político 1 perde somente 5. Do ponto de vista do político 2, a melhor estratégia seria a 2, por representar o menor ganho para o político 1, e consequentemente a menor perda para ele. Não existe estratégia dominante e ponto de sela.


a estratégia escolhida pelo político 1 deve ser a 3, oferecendo o menor payoff (-5) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 3 o político 1 perde somente 5. Do ponto de vista do político 2, a melhor estratégia seria a 2, por representar o menor ganho para o político 1, e consequentemente a menor perda para ele. Existe estratégia dominante e ponto de sela.

Para que o modelo a ser simulado seja otimizado o ProModel utiliza uma ferramenta chamada SimRunner. Ela identifica a maneira mais fácil de executar as rodadas do sistema até que se obtenha os melhores resultados.

Sobre o SimRunner, analise as duas asserções a seguir:

I - O SimRunner encontra automaticamente a melhor opção, o melhor cenário simulado e a melhor escolha é sugerida ao analista. Isso é feito com base em parâmetros cadastrados posteriormente à simulaçao no software pelo analista.

DESSA FORMA

II - O SimRunner executa os parâmetros dentro de um universo amostral estabelecido e enfim encontra as melhores opções para aquele modelo alvo da simulação.

A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não complementa de forma correta a I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa de forma correta a I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições falsas.

De forma geral, o ProModel dispõe de uma janela livre para alocação dos recursos transformadores em formato processual, sequencial, de onde saem os produtos e serviços. É possível alocar diversos tipos de ícones neste layout, de acordo com o segmento trabalhado. Ao final você terá construído um esboço bem realístico do layout do processo em análise pelo analista/gestor.

A seguir serão tratados alguns dos principais elementos à construção dos modelos a serem simulados no ProModel:

I - Informações gerais: o elemento informações gerais é onde são definidas as unidades de tempo geradas, as distâncias entre os recursos transformadores, e a biblioteca de ícones básicos para as animações futuras. Obviamente existem diversos ícones na biblioteca já predefinidos, porém o analista pode querer criar novos, combinar os existentes, e por isso ele tem aqui a possibilidade dessas alterações. Ainda neste módulo é possível alocar comentários explicativos, datas de revisões, alguns parâmetros de cenários e layout, dentre outras informações pertinentes ao processo de modelagem e simulação em si;

II - Locais: são os pontos fixos através dos quais as entidades se movem. Os locais podem ser áreas para armazenamentos, locais específicos para filas, esteiras, processamentos, etc. Por exemplo, num local orientado para manufatura o torno e a fresa podem ser definidos como locais, e num ambiente de saúde, uma mesa cirúrgica pode ser definida como um local. Cada caso é um caso. A capacidade precisa ser especificada, sendo ela definida como a quantidade de entidades presentes num local. Os tempos de parada (downtime), os tempos de ciclo, os tempos de setup e movimentação, são aqui definidos. É aqui também que as esteiras e filas são definidas, com seus tamanhos e tempos;

III - Entidades: a lógica de processamento obedece a uma estruturação anterior à modelagem e simulação, que é onde o analista/engenheiro define quais serão as etapas pelos quais os produtos passarão ao longo de toda a cadeia produtiva interna e porque não externa. Nesta etapa também são alocados os tempos e suas distribuições pelas etapas do processamento;

IV - Processamento: são os itens processados através do sistema em foco. Podem ser peças, produtos, pessoas, informações, documentos, ou qualquer outra coisa que seja alvo de processamento e transformação e que requer recursos do sistema. Quando a entidade se autotransporta a velocidade de transporte deve ser cadastrada no modelo. Lembrando que estes itens autotransportáveis não precisam, necessariamente, ser somente pessoas (clientes, pacientes), como também podem ser peças num sistema produtivo contínuo. Aqui neste módulo também podemos ajustar os níveis estatísticos dos relatórios de saída;

V - Chegadas: uma chegada no sistema ocorre quando um produto ou serviço entra no sistema. Podem ser chegadas pontuais, limitadas ou infinitas, de acordo com o comportamento do modelo e de quantas “rodadas” o sistema executará. O tempo entre as chegadas é determinado como sendo o inverso da frequência com que as chegadas ocorrem no sistema. As chegadas podem ser, tanto no tocante ao intervalo entre chegadas quanto na quantidade de chegadas por determinado tempo, definidas por distribuição de probabilidade.

É correto o que se afirma em:


I, III, IV


I, II, V


I, III, V


II, III, V


II, IV, V

Na indústria é que a modelagem e simulação computacional se popularizou de vez. Ela soube aproveitar a oportunidade que essa ferramenta trazia de minimizar custos, aumentar produtividade e lucratividade.

A seguir são apresentadas cinco questões nas quais a modelagem e simulação tem grande potencial de solução, a saber:

I – Tempo;

II – Transporte e movimentação de materiais;

III – Planejamento de capacidade e layout de planta;

IV – Programação job shop;

V – Análise de investimentos e equipamentos.

É correto o que se afirma em:


III, IV, V.


I, II, III, IV, V.


I, III, IV, V.


II, III, IV, V.


I, II, III, V.

Páginas: 123456